Oi meninas!
Com tantas novidades e produtos de beleza no mercado, fica difícil saber quais são os produtos realmente necessários e adequados ao nosso tipo de pele. Acabamos gastando muito e comprando coisas que não precisamos.
Nos sentimos constantemente pressionadas por um padrão de beleza completamente injusto e ilusório que nos torna vulneráveis. Alvo fácil para uma indústria que de modo geral está mais preocupada com lucros do que com o bem-estar das pessoas. Este post vai te ensinar a otimizar os seus cuidados diários de forma econômica.
1. Tônico facial – Eu uso tônico, porque tenho os poros abertos e pele oleosa. Se a sua pele for normal ou seca, você pode sim pular esse passo e passar para o hidratante e filtro solar. O objetivo é simplificar a nossa rotina de cuidados e consequentemente gastar menos $$$.
Esta foi a alternativa boa e barata que eu encontrei para tonificar a minha pele. Outra boa opção na mesma linha “boa e barata”, é fazer um tônico caseiro. Chá de camomila acalma e traz benefícios a todos os tipos de pele, além de não conter corantes e álcool na fórmula. Faça o chá (infusão é melhor que sachês) e guarde-o no refrigerador por 3 dias. Faça um novo e repita o processo.
2. Produtos luxuosos e caros – Nem sempre os produtos mais caros são os que produzem melhores resultados. Outro aspecto a ser abordado é que muitas vezes estes produtos mais elaborados contém ingredientes que podem causar alergias. Ademais possuem ingredientes desnecessários porque tratam de problemas específicos. No dia dia use um hidratante regular, adequado ao seu tipo de pele. Para problemas específicos, o ideal é consultar um dermatologista.
3. Produtos que prometem milagres – Não se enganem! Milagres não existem. Uma coisa é usar produtos que previnem o envelhecimento precoce. Outra é acreditar que cosméticos são capazes de reverter completamente o envelhecimento. Para rugas e linhas de expressão mais acentuadas, vale mais empregar o seu dinheiro de forma mais inteligente e passar por um procedimento minimamente invasivo como botox e preenchimento, do que gastar tubos em cremes que vão trazer uma melhora de apenas 2 a 5% de forma bem gradual – leia-se: demorada.
4. Cremes firmadores do corpo – A única forma de ficar durinha é ter uma alimentação saudável combinada com uma rotina de exercícios. Os cremes até ajudam na melhora da textura da pele, mas não há creme no mundo que substitua uma boa sessão de musculação. Não gaste o seu dinheiro com cremes caríssimos. Qualquer farmácia ou supermercado vende cremes para o corpo que basicamente têm a mesma formulação dos cremes das marcas de luxo.
5. Protetor solar com FPS acima de 30 – Para finalizar, um assunto mais polêmico… pelo menos para mim que adora usar FPS de 50 para cima. Meninas, vou ser sincera… eu conversei com 3 dermatologistas e 2 me disseram que a partir de 30, o filtro não faz diferença. No entanto, a minha experiência é diferente nesse caso. Eu tenho super tendência a ter manchas de sol e 50 já não estava adiantando não. Comprei logo um 90 (haha :-p) porque me senti frustrada de ter gasto dinheiro em vão. Este 90 que eu comprei é o Heliocare e foi muitooooo melhor na prevenção das manchas. O curioso é que antes do Heliocare eu usei o Anthelios FPS 50 – queridinho dos dermatologistas. E mesmo assim não foi lá aquelas coisas para a minha pele.
Qual foi a dica que você mais gostou? Compartilhe. Até o próximo post ❤