Todas nós, ou pelo menos a maior parte de nós sabe como é terrível sofrer de TPM. Eu tenho lutado muito contra a TPM por algum tempo.
Eu sinto que só piora com o passar dos anos. O mais curioso é que quando eu era bem jovem, não sentia tanto os sintomas. O máximo era uma cólica aqui, outra ali…
Todo mês, uma batalha. Ao ponto de ter 15 dias de total “inferno” e 15 dias de melhora. Fui pesquisar e vou escrever aqui a minha experiência e o que descobri.
Já tentei anticoncepcional, vitaminas e hormônio bioidêntico. Porém, pelo que entendi finalmente e que ainda não tentei, mas vou já começar, é que todas essas medidas devem ser combinadas, tomadas simultaneamente.
Aquela vontade de comer doces, em especial chocolates é bem real, e alguns estudos afirmam que o consumo de chocolate e doces em geral, estimula a produção de serotonina e dopamina, substâncias que melhoram o humor e dão sensação de bem-estar.
Alguns dos sintomas físicos:
1- Seios doloridos
2- fadiga
3- retenção de líquidos
4- acne
5- inchaço
6- problemas de digestão
7- dores de cabeça e enxaqueca
8- desarranjo intestinal
9- cólica
10 – suor excessivo
Existem mais sintomas, mas estes são os mais comuns. Os sintomas físicos assim com os emocionais também variam de mulher para mulher.
Sintomas emocionais mais comuns:
1- depressão
2- paranóia
3- baixa autoestima
4- mudanças de humor
5- ansiedade
6- dificuldade de concentração
7- alteração da memória
8- alteração do apetite
9- sentimento de abandono
10 – em casos severos, pensamentos suicidas.
A TPM ainda não é completamente entendida pela comunidade científica e nem pelos médicos. A cada ano, surgem novos estudos e apesar de não ter cura, dizem os médicos que a TPM pode ser controlada. Eu ainda não cheguei lá. Mas tenho o meu plano. Consulte um bom médico, um disposto a levar a sério os seus sintomas. Um profissional capaz de diagnosticar corretamente a TPM, já que se trata de algo bem complexo. Eu aprendi que não existe um remédio simples e milagroso.
O que se pode dizer é que não é normal viver com TPM. Isso afeta diretamente a minha qualidade de vida, os meus relacionamentos e a minha autoestima. Eu sei que não estou sozinha! Por isso, resolvi contar para vocês o que pretendo fazer a partir de agora. Espero que ajude muitas mulheres, que assim como eu não suportam mais sofrer todos os meses. Drama 🙂 também é um sintoma da TPM. Ao ataque meninas!
É impossível controlar os hormônios em 100%, mas algumas mudanças no estilo de vida e na alimentação ajudam a minimizar os sintomas.
E não é preciso mudar drasticamente. Mudanças simples promovem a melhor saúde dos neurotransmissores e o equilíbrio dos hormônios sexuais, assim como dos níveis de insulina. A insulina desempenha um papel importantíssimo na regulação dos acúcares no sangue, que por consequência também influenciam muito nos sintomas da TPM.
* O exercício físico é fundamental. Mas como se exercitar, se eu mal consigo sair da cama na TPM? Pois é. Eu tenho que reforçar a minha alimentação 15 dias antes do meu ciclo para obter energia para o exercício. E para isso eu tomo um energético em cápsulas composto de chá verde e outras substâncias naturais. Eu não vou indicar marcas neste post, meninas. Mais do que nunca, você precisa de auxílio profissional para cuidar da saúde. TPM é coisa muito séria. A minha ajuda é no sentido de você ter conhecimento e armas para lutar.
* As vitaminas e algumas ervas também ajudam quando você já está na TPM. Um bom suplemento vitamínico ajuda na prevenção e na redução dos sintomas, porque atuam no equilíbrio hormonal. Consulte um nutricionista e um bom ginecologista para chegar nas vitaminas e doses adequadas ao seu caso. A título de referência, eu gosto muito dos suplementos vendidos neste SITE em Inglês <<<<<< CLIQUE porque são mulheres ginecologistas, especializadas em TPM, menopausa entre outros. Eu descobri este site há uns 7 anos atrás quando ainda morava em Nova York. Pelo que eu me lembro, eles entregam no Brasil, não tenho certeza. Entrem em contato.
* A alimentação adequada faz muita diferença. O grande problema é que na TPM é quase impossível resistir aos chocolates, batata-frita, coca-cola, um bom vinhozinho para relaxar e ao bom e velho café para acordar. Mas a verdade meninas, é que tudo isso deve ser evitado. Os sintomas realmente pioram quando não tomamos conta da nossa alimentação. Eu vou ser muito sincera. Eu não consigo controlar totalmente. Eu meto o pé na jaca na maioria dos meses. Por isso, eu tenho feito um exercício mental que tem me ajudado e aos poucos eu sei que vou ter total controle sobre isso. O segredo é trazer `a tona as memórias dos seus dias mais sofridos. Mas não fique remoendo aquilo. Que seja apenas um lembrete, um alarme. Mantenha um diário. Escreva para você mesma palavras de encorajamento e afirmações positivas. Cultive o amor próprio. Pense no seu corpo com um templo sagrado. O Yoga é excelente para criar uma consciência saudável em relação ao corpo-alma-espírito.
* O hormônio bioidêntico (nesse caso Progesterona em creme) achei que alivia sim os sintomas. Eu descobri isso também em Nova York, há alguns anos atrás. Aqui onde moro atualmente – na África, eu consultei um médico de Johannesburg que é tipo um homeopata diferente, porque ele usa técnicas de cura quântica e medicina antiga combinadas com tratamentos naturais e homeopatia. Eu gostei muito, mas a pessoa precisa ter a mente bastante aberta. Para mim isso foi fácil. E eu já tinha conhecimento anterior do hormônio bioidêntico. A grande vantagem do bioidêntico é que é exatamente igual `aquele produzido pelo seu corpo, ao contrário do sintético. De qualquer forma, não faça nada sem antes consultar um médico de sua confiança.
Para quem estiver na África e quiser se consultar com o Dr. Bulatov, clique aqui <<<<<<<<<
* Anticoncepcional – eu não gosto muito dos anticoncepcionais. Não me adapto bem a eles, mas em alguns casos, a pílula, o implante concepcional ou mesmo a suspensão da menstruação é uma medida remediadora no combate `a TPM. Converse com o seu médico.
* Antidepressivos – para as meninas com sintomas severos como tristeza profunda ou depressão, alguns médicos prescrevem um antidepressivo. O mais comum é o conhecido Prozac – Fluoxetina. Me corta o coração saber que muitas mulheres ainda sofrem sem necessidade. Deixo aqui registrada a minha solidariedade e quero que saibam que eu as entendo perfeitamente. A minha maior esperança é poder ajudá-las.
Meninas, a minha predileção sempre vai ser por remédios naturais. Contudo, eu tenho nocão que nem sempre isso é possível. Eu já tomei antidepressivos, isso não é nenhuma vergonha. E sendo brutalmente honesta, eu não sei o que teria sido de mim sem eles, nas minhas piores crises. Procure ajuda médica. Pare de sofrer!
Eu tomava uma dose prescrita pelo médico, 15 dias antes do ciclo e parava por 15 dias. Por algum tempo, tomei direto e foi nesse período que me senti melhor. Muitas vezes o corpo não se adapta bem a um tipo ou outro de antidepressivo. Por isso é EXTREMAMENTE importante ser acompanhada por um bom profissional da saúde. Levando em conta que o corpo também precisa de um tempo para se adaptar. Não comece nenhum remédio sem autorização médica e tão importante quanto; não pare de tomar sem conversar com o médico antes.
A minha conclusão final é tentar uma combinação de métodos para acabar de vez com o monstro da TPM. Em detalhes: alimentação balanceada, rica em legumes, verduras, peixe ( tipo salmão, rico em omega 3 e vit. D), carnes magras, frutas e cereais integrais. Evitar: doces, alimentos industrializados, refinados, carboidratos não integrais, café, álcool e frituras.
Tomar suplemento de vitaminas prescrito por um médico.
Exercício físico regular. Descubra um exercício que te dê prazer ou que você se identifique. No meu caso, dança e yoga.
Se necessário continuar com o hormônio bioidêntico.
Se eu estivesse em um período de crise forte, tomaria antidepressivo.
Importante: Estas medidas não fazem efeito se tomadas separadamente. O segredo provavelmente é juntar tudo em um pacote. Mudar o estilo de vida. Daqui uns meses eu volto aqui para contar quais foram os resultados.
Boa sorte a todas nós!
Grande beijo
Se você sofre de TPM, compartilhe sua história conosco
Amei muito o post!! Beijos 😀
http://alternativaestilo.wordpress.com/
Querida! Obrigada!
Todas vocês são muito queridas ❤ Beijo
Eu tinha uma TPM fortíssima, e quando passou a ser insuportável comecei a pesquisar meios de amenizar. Achei um medicamento homeopático chamado Tepeex, e logo no primeiro uso já fez efeito, estou livre dessa coisa!!! Foi um milagre, me sinto bem melhor, sem crises de stress ou irritação.
Oi De!
Que notícia maravilhosa. Dica anotada e super obrigada por compartilhar conosco o nome do remédio.
Nenhuma mulher merece viver com TPM.
Obrigada e muitos beijos. Coração grato.