Em Janeiro, estive em Paris. Sempre tive o sonho de aprender a cozinhar como os franceses ( Não deixem meu marido italiano ler isso ).
Como estava passeando, não tinha tempo de fazer um curso completo de culinária, então resolvi me inscrever num workshop de um dia e aprender pelo menos algumas sobremesas. E então escolhi o Café Gourmand. Um conceito muito KOOL de juntar várias mini-sobremesas, num prato só. Além de delicioso, é lindo de se ver. Aquela coisa de comer com os olhos!
O Café Gourmand é um conceito culinário muito interessante e pelo que pesquisei, acredita-se que surgiu em Paris, por volta do ano de 2005.
É prático, te dá a oportunidade de provar vários sabores e a melhor parte: sem culpa, são mini-sobremesas. Te dá a impressão de que você não vai engordar. Será?
A minha experiência foi ótima e por incrível que pareça, (haha) acreditem… Eu consegui fazer tudo bonitinho! Pois bem, vamos ao que interessa:
O programa era composto de 3 pratos: Compote de Poire et Langue de Chat – compota de pera e língua de gato, o biscoito. Baba au Rhum e Creme Brûlée Chocolate.
Começamos pelo Creme Brûlée – Eu achei o máximo ser de chocolate. É inovador. É delicioso e super fácil de fazer, desde que você tenha os ingredientes e equipamento corretos. Dá prá fazer adaptando alguns ingredientes e substituir o maçarico pela grelha do forno, mas não vai sair igual, acredite. O segredo da cozinha francesa é a minuciosidade, a escolha exata dos ingredientes. E junto com isso, a técnica que é própria deles. Outra coisa! Nada de medir ingredientes em xícaras, como fazemos no Brasil. Tem que ter balança. Tudo é medido em gramas, até as gemas.
Enquanto fazíamos a massa do Baba, a professora chef, já estava com as peras descascadas e no fogo para fazer a compota. Foi tudo muito dinâmico. No começo achei que não ia dar tempo, mas uma tarde foi suficiente para aprender tudo. E assim foi. Nos dividimos em grupos e cada grupo ia fazendo uma coisa. Quando nos demos conta, o básico estava pronto e era hora de montar os doces. Essa parte foi mais demorada. É tudo feito ali. Desde o chantilly, até tirar as sementinhas de baunilha da própria folha. Incrível mesmo! Apaixonante.
Se vocês quiserem saber mais, eu posso postar as receitas.
E aí? Já tá com água na boca?
La Cuisine Paris
80 Quai de l’Hôtel de ville
75004 Paris, France
01 40 51 78 18
lacuisineparis.com
Hummm… Parecem mesmo deliciosas. Sao. Optimas pra um “romantic breakfast” confesso que tenho preferencia pela cozinha italiana, talvez porque nao tenha explorado a francesa… Risos! Deve ter sido mesmo muito apaixonante.
Deixou com água na boca….
Imagino que tenha sido super apaixonante mesmo! Tenho loucura em saber uma receita francesa de baba au rhum, e já que vc se ofereceu em enviar a receita, eu adoraria!!!